Trabalhadores aprovam fechamento da Convenção Coletiva da Vopak

Trabalhadores aprovam fechamento da Convenção Coletiva da Vopak

A empresa Vopak recuou e aceitou a redação da cláusula de salvaguarda encaminhada pelo Sindiquímica que protege os trabalhadores contras as medidas maléficas da reforma trabalhista. A resposta da empresa foi encaminhada no dia 15, dentro do prazo de dez dias estipulado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), órgão mediador da reunião entre o Sindiquímica e a Vopak, no dia 06. Apenas esse item continuava pendente, já que em outras reuniões a empresa tinha aceitado renovar a atual Convenção Coletiva e oferecido reajuste salarial de 1,73%.

Durante a negociação, a Vopak chegou a ameaçar em cobrar co-participação no plano de assistência médica, mas os trabalhadores reagiram e não aceitaram a proposta. Isso foi muito importante para manter a gratuidade do plano. Devemos ressaltar também que os trabalhadores da Vopak recebem o vale cultura e essa é outra conquista valiosa.

Foi um processo demorado, mas valeu a pena lutar.  A união da categoria que estava  disposta a ir até as últimas consequências nesta campanha salarial para impedir a retirada de direitos foi muito importante. União demonstrada na manhã do dia 06, quando uma grande mobilização dos trabalhadores, no Porto de Aratu, parou as carretas para exigir avanços da empresa. Foi nesse dia que aconteceu a reunião do SRTE. A proposta final com a cláusula de salvaguarda foi aprovada pelos trabalhadores nas assembleias que foram concluídas no dia 19.

e-max.it: your social media marketing partner