Categoria rejeita proposta patronal

Categoria rejeita proposta patronal

Nesta sexta-feira (14), o Sindiquímica prossegue as negociações com o Sinpeq (sindicato patronal), a partir das 9h, na Federação das Indústrias (FIEB), em Salvador. Nessa reunião, o sindicato vai apresentar o resultado das assembleias que rejeitaram a proposta patronal de negar ganho real. O sindicato distribiu o Grave desta semana que tem uma matéria preparada pelo Dieese que mostra que os índices acumulados nos itens do IPC reduziram o poder de compra dos trabalhadores petroquímicos e por isso é necessário continuar lutando por ganho real. A categoria rejeita, ainda, a saída patronal em relação ao HRA. O sindicato cobra o cumprimento da cláusula 4ª como prevê a atual legislação. Veja o que diz o Dieese sobre os nossos salàrios. 

Os índices de inflação são calculados a partir das variações de preços de um conjunto de bens e serviços. No entanto, por ser um índice geral, ela não reflete a realidade individual, variando de acordo com o local onde nos encontramos, hábitos de consumo, estrutura familiar, faixa etária, etc. Por exemplo, o custo de vida de uma família que possui filhos em idade escolar, ainda pequenos, é diferente de outra família com filhos na universidade, ou de outra família constituída por um casal sem filhos, ou mesmo por uma única pessoa. Existem vários índices que calculam a inflação. Cada um deles tem uma finalidade diferente. Alguns calculam a inflação no atacado, outros no varejo, outros a inflação de produtos e serviços específicos. O índice usualmente utilizado para reajustes salariais é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) calculado pelo IBGE. Este índice foi criado em 1979, quando a livre negociação entre patrões e empregados passou a ser a forma utilizada para repactuar os reajustes e as condições de trabalho entre empresas e trabalhadores. A parcela da população considerada pelo INPC-IBGE são as famílias residentes nas áreas urbanas com rendimento médio de 1 a 6 salários mínimos, cujos (as) chefes são assalariados (as).

Ou seja, o índice abrange a população cujo (a) chefe assalariado (a) recebe rendimento até R$5.724,00. A grande maioria da categoria petroquímica na Bahia tem rendimentos nesta faixa de remuneração. Para calcular o INPC é necessário realizar ponderações regionais e por grupos de produtos e serviços. Ou seja, cada grupo de bens ou serviços tem um peso diferente dentro do índice. O INPC é composto por nove grupos de produtos e serviços, quais sejam: Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de residência, Vestuário, Transportes, Saúde e cuidados pessoais, Despesas Pessoais, Educação e Comunicação. Alimentação e Bebidas é o que possui maior peso relativo (27,3%), seguido de transportes (18,2%) e habitação (16,4%). Os itens com menor peso são educação (2,7%), seguido de comunicação (5%).

A variação de alguns destes itens, acumulada no período de setembro de 2017 a agosto de 2018, foi bastante significativa, como por exemplo, Energia elétrica (16,77%), Gás de botijão (15,92%) e Combustíveis para veículos (15,89%). Juntamente com os Serviços de saúde (8,78%) e Educação (5,08%), estes bens e serviços pesam bastante no orçamento dos petroquímicos.

e-max.it: your social media marketing partner