Milhares de pessoas ocupam as ruas do Brasil para gritar #elenão

Milhares de pessoas ocupam as ruas do Brasil para gritar #elenão

O movimento #elenão ganhou as ruas de 60 cidades do Brasil, no sábado (29). Milhares de pessoas ocuparam as ruas em defesa da democracia e contra o fascismo. Em Salvador, estima-se que o movimento reuniu mais de 60 mil pessoas que se concentraram, a partir das 13h30 na Praça Campo Grande. Por volta das 15h, os manifestantes saíram do Campo Grande em direção ao farol da Barra, entoando a versão do hino da resistência italiana contra o fascismo, a canção Bella Ciao.

No Largo da Vitória, uma das organizadoras do movimento, em Salvador, Ludmila, fez um pronunciamento e denunciou as ameaças que recebeu pelas redes sociais por grupos fascistas. Segundo Ludmila, hackers invadiram o perfil do movimento no facebook e sua conta pessoal. “Não tenho mais twitter, Instagram, até meu celular foi invadido perdi tudo, mas eles não conseguiram calar minha voz”, disse emocionada.

O movimento #elenão foi criado por mulheres contra um dos candidatos à presidência, conhecido por suas declarações machistas, homofóbicas, pela defesa da tortura e apologia à violência começou nas redes sociais, ganhando enorme visibilidade nacional e internacional, recebendo o apoio de artistas e intelectuais do mundo todo.

Além do Brasil,  o movimento aconteceu em 90 países.  Em São Paulo, no Largo da Batata, estiveram cerca de 250 mil pessoas, uma multidão também se reuniu na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Trabalhadores da base do Sindiquímica e dirigentes sindicais participaram ativamente do movimento considerado o movimento massivo mais importante dos últimos anos.

 

e-max.it: your social media marketing partner